Embolização das Artérias Uterinas: Um tratamento seguro e eficaz para sintomas de Miomas Uterinos

Os miomas, são crescimentos tumorais benignos que se formam no útero. Esses tumores podem causar sintomas desconfortáveis, como sangramento intenso, necessidade de acordar à noite para urinar e de urinar muitas vezes ao longo do dia, dor pélvica e pressão abdominal. Felizmente, avanços na medicina trouxeram à tona uma abordagem moderna para tratar esses problemas: a embolização das artérias uterinas, um procedimento para tratar esses sintomas e promover qualidade de vida.

Embolização das Artérias Uterinas: Solução segura e eficaz para sintomas dos Miomas

A embolização das artérias uterinas é um procedimento minimamente invasivo realizado por radiologistas intervencionistas. Sua finalidade é reduzir o suprimento sanguíneo dos miomas, diminuindo os sintomas por eles causados. O procedimento utiliza um fino cateter inserido pela virilha ou punho, guiado por imagens de fluoroscopia (raios x) até junto às artérias que alimentam os miomas.

Passo a Passo do Procedimento

  1. Anestesia Local: O procedimento começa com anestesia local na virilha para o conforto da paciente. Pode ser realizada também uma sedação anestésica, a depender de cada caso.

  2. Inserção do Cateter: Um cateter pequeno é colocado na artéria da virilha ou do punho, avançando até as artérias uterinas.

  3. Injeção de Microesferas: Microesferas são injetadas através do cateter no interior das artérias que nutrem os miomas.

  4. Bloqueio do Fluxo Sanguíneo: As microesferas bloqueiam o fluxo sanguíneo dos miomas, levando à sua diminuição gradual.

  5. Recuperação Rápida: Após o procedimento, o cateter é totalmente retirado. A maioria dos pacientes retorna para casa no mesmo dia ou no dia seguinte.

Vantagens da Embolização das Artérias Uterinas

  • Minimamente Invasivo para Rápida Recuperação: O procedimento é minimamente invasivo, não exigindo cirurgia aberta. Isso resulta em recuperação rápida e pouco desconforto pós-operatório imediato. É comum sentir dores similares à colicas no pós-operatório, que costumam ser bem toleradas e manejadas com medicações por via oral.

  • Resultados Comprovados e Eficácia: Estudos indicam que a embolização das artérias uterinas é eficaz na redução dos sintomas dos miomas, com taxas de sucesso estabelecidas em diversos casos.

Resultados Estabelecidos: Estudos e Referências

Vários estudos respaldam a eficácia da embolização das artérias uterinas como uma opção de tratamento viável para miomas uterinos. A Sociedade de Radiologia Intervencionista (Society of Interventional Radiology) enfatiza a segurança e os resultados positivos do procedimento. Além disso, a Cleveland Clinic destaca que a embolização das artérias uterinas oferece uma abordagem menos invasiva em comparação com a cirurgia tradicional, com taxas de sucesso significativas.

A embolização das artérias uterinas é um avanço notável na radiologia intervencionista, oferecendo uma alternativa eficaz e menos invasiva para tratar miomas. Se você enfrenta sintomas incômodos de miomas, consulte um radiologista intervencionista para avaliar se essa abordagem é apropriada para você. Os resultados estabelecidos e a recuperação rápida tornam essa opção uma escolha promissora na busca pela qualidade de vida.

Referências:

  1. Society of Interventional Radiology. Fibroid Embolization.

  2. Cleveland Clinic. Uterine Fibroid Embolization.

  3. RadiologyInfo. Uterine Fibroid Embolization.

Escrito por:

Dr. Lucas Moretti Monsignore
CRM/SP 121.017 - RQE 38.296/38.297
Atualmente um dos diretores da Sociedade Brasileira de Radiologia Intervencionista e Cirurgia Endovascular (Sobrice), entidade representativa da especialidade

Anterior
Anterior

Coleta seletiva de seio petroso

Próximo
Próximo

Aneurismas cerebrais gigantes, o que são?