O que é?

A artéria carótida é o vaso responsável pela maior parte do suprimento sanguíneo destinado ao cérebro. Uma estenose é uma redução no calibre da luz do vaso - como um estreitamento ou afilamento, muitas vezes causado por uma “placa” de ateroma. Simplificando, ateroma é uma lesão causada pelo acúmulo de gordura na parede da artéria.

 
Placa.png
 

Qual o tratamento?

Não são todos os casos de estenose da carótida necessitam tratamento. Dessa forma, dependendo do tipo de apresentação da doença em cada paciente, será avaliado se o tratamento é ou não necessário. Quando necessita tratamento, uma das opções terapêuticas é a angioplastia, procedimento realizado pelos especialistas da NeoCure.

A angioplastia de carótida é procedimento minimamente invasivo realizado para restabelecer o tamanho normal de uma carótida que apresenta estreitamento com dificuldade de passagem de sangue para suprimento cerebral. O objetivo é diminuir as chances do paciente sofrer um AVCi - Acidente Vascular Cerebral Isquêmico, que pode deixar sequelas.

A equipe da NeoCure é composta por médicos especialistas nesse tipo de procedimento. Membros de nossa equipe participam ativamente do desenvolvimento de muitas das técnicas utilizadas no tratamento dessa doença, em colaboração com médicos e Instituições internacionais.


Como é a angioplastia?

Esse procedimento é realizado sob sedação anestésica. Isso quer dizer que o médico Anestesista vai aplicar medicações para relaxar e talvez até fazer o paciente dormir, mas num nível mais superficial, diferente da anestesia geral.

O tratamento é realizado em aparelho de angiografia, sob visualização de raio-X, através de um acesso arterial (mais frequentemente femoral na região da virilha). Através deste acesso, um cateter-guia é utilizado para cateterização seletiva da carótida onde se localiza a estenose a ser tratada.

Na sequência, os materiais necessários para a angioplastia são utilizados por dentro do cateter-guia para acessar e tratar a estenose (filtro de proteção, cateteres-balão e stent metálico), visando restabelecer as dimensões da carótida.

Angioplastia.png

Durante todo o procedimento, o médico radiologista intervencionista que realiza o procedimento permanece em sala junto com o paciente, protegido com aventais de chumbo, além de aventais e luvas estéreis, por se tratar de um procedimento invasivo.

Ao término do procedimento, o paciente é acordado da anestesia e permanece em internação hospitalar geralmente por mais um dia.

Algumas medicações precisam ser suspensas e outras iniciadas antes da realização do procedimento e o paciente deverá passar sob avaliação pré-anestésica. Todas as informações são fornecidas no momento do agendamento. Detalhes sobre indicações, contra-indicações, riscos e benefícios poderão ser fornecidas na consulta médica com um de nossos especialistas.


Onde se informar melhor?

Todas as informações são fornecidas no momento do agendamento. Detalhes sobre indicações, contra-indicações, riscos e benefícios poderão ser fornecidas na consulta médica com um de nossos especialistas.

Caso você ainda tenha mais dúvidas, entre em contato com nossa equipe através do link abaixo para agendar uma consulta. Nossa equipe conta com médicos especialistas no tratamento das estenoses de carótida e estamos prontos a ajudar e tirar suas dúvidas.